“Safra de Milhões”: Agricultores do Paraná dão show de produtividade na temporada 22/23

2 min read

Apesar das dificuldades de preço, clima e outras coisas mais, os agricultores paranaenses estão arrasando em produtividade. A safra paranaense 22/23 está batendo recordes, atingindo 46,3 milhões de toneladas, bem mais que o produzido na safra anterior (34 milhões de toneladas)

A produção de milho foi para ninguém botar defeito. Combinadas, a primeira e segunda safras 2022/23 estão prestes a atingir 17,9 milhões de toneladas.

Acelerado… o ritmo do plantio da primeira safra da soja da temporada 23/24 foi o melhor dos últimos anos para o mês de setembro. Os produtores já plantaram 16% da área de 5,8 milhões de hectares. A produção estimada é de 21 milhões de toneladas. Os produtores estão apressadinhos para ver o verde da soja cobrindo o Paraná.

E o café? A colheita está indo a todo vapor, já chegou a 95% da área de cerca de 26 mil hectares. Parece que esses grãos estão ansiosos para serem transformados em nossa dose matinal de energia. E a estimativa é de que teremos um pouquinho a mais de cafeína, passando de 41,2 mil toneladas para 42,4 mil toneladas.

E não podemos esquecer do feijão…. Com 45% da área já semeada, teremos uma boa colheita de aproximadamente 215,2 mil toneladas.

O tomate e a batata estão indo muito bem, obrigado, na segunda safra (22/23), com 96% e 94% das áreas colhidas, respectivamente. Eles prometem render uma quantidade impressionante de toneladas. E olhando para a nova safra (23/24), o tomate já está com mais da metade da área plantada, enquanto a batata está se espalhando rapidamente.

Ah, antes que a gente esqueça, os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours