Cevada está apressadinha no Paraná

2 min read

Ritmo acelerado. A colheita da cevada segue agitada no Paraná e tem uma área gigantesca de 87 mil hectares. Os produtores do estado estão animados. E não é para menos. São esperadas 397 mil toneladas de cevada nesta safra.

Os xerifes das plantações, digo, os técnicos do Departamento de Economia Rural do Paraná, dizem que foram colhidos 11% do negócio todo. Um avanço e tanto, comparado com os 2% dos anos passados. Metade do que falta está quase pronto, mostrando que as plantas estão com pressa.

Novos ares (ou seriam novas terras?) para a cevada. Nesta safra o Paraná teve um aumento de 2 mil hectares de plantação. Agora a cevada resolveu dar um rolê por lugares mais quentes, tipo os Campos Gerais e o Norte Pioneiro. Mas a Região Central e Centro-Sul do Estado segue dominando a cultura.

Mas, nem tudo são flores! A situação está tensa porque a porcentagem de lavouras boas caiu de 95% para 90% em uma semana, tudo culpa das chuvas que estão caindo como se fosse a vingança das nuvens. E ainda estão prevendo mais banhos d’água por aí.

Na região de Guarapuava, a maior produtos do País, as lavouras estão no estilo de “ainda não começou o show”. Mas logo os produtores devem iniciar os trabalhos de colheita.

*Com informações da Seab

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours