Chove chuva, chove sem parar: a previsão para outubro

2 min read

O final de setembro foi com um sol para cada um, com temperaturas ultrapassando os 30ºC no Sul do Brasil. O detalhe é que a gente nem chegou no verão ainda.

Mas… outubro começou e vem chuva por aí minha gente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez uma previsão para o mês e a recomendação é: preparem-se, os guarda-chuvas vão sair do armário!

A chuva está caindo gradualmente, especialmente em Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com volumes previstos de até 160 mm.

Agora, pro Sul, a coisa fica mais interessante. No centro-oeste do Rio Grande do Sul, parte central de Santa Catarina e extremo sul do Paraná, a previsão é de chuva acima da média.

“Vamos virar sapo”, diria minha avó… Os volumes previstos podem até superar 250 mm.

Mas e as nossas plantinhas, como ficam nessa história toda? Aqui no Sul, a terra está bem úmida e isso é ótimo pra quem está cultivando no inverno. Grãos crescendo, amadurecendo, e tudo isso regado pela chuva. Só que o excesso de água pode atrapalhar colheitas e provocar doenças fúngicas.

Vamos torcer para que a chuva caia onde é bem-vinda e que nossas plantinhas não fiquem com os pés molhados por muito tempo!

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours