Guerra faz exportações de grãos da Ucrânia despencarem

2 min read

Os efeitos do conflito no leste europeu, entre a Rússia e a Ucrânia, têm cada vez mais impactado o agronegócio do país invadido pelas linhas aéreas. Um exemplo disso é a queda nas exportações de grãos.

Para se ter uma ideia, na temporada 2023/24, de junho a julho, foram embarcados 6,68 milhões. No mesmo período da safra anterior (22/23), o número foi de 8,99 milhões de toneladas.

Não é nada fácil produzir e comercializar em meio a uma guerra. Apenas 7 milhões de toneladas de grãos foram exportadas no primeiro dia de outubro de 2023, em comparação com as 297.000 toneladas de um ano atrás

O ministério não veio explicação para a queda. Mas… Traders e sindicatos agrícolas avaliam que o bloqueio dos portos ucranianos do Mar Negro e os ataques violentos aos portos ucranianos no rio Danúbio são as principais razões para a redução das exportações.

E o que está mesmo nesses pouco mais de 6 milhões de toneladas exportadas pela Ucrânia? O volume exportado incluiu 3,3 milhões de toneladas de trigo, 2,7 milhões de toneladas de milho e 622 mil toneladas de cevada.

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours