“Palmas” para Tocantins: estado pode ultrapassar 1,4 milhões de hectares de soja na safra 2023/2024

2 min read

Vamos falar de soja? Sim, a soja está dominando o pedaço (um pedaço bem grande na verdade) em Tocantins. Na última temporada, em 2022/23, ela tomou conta de mais de 68% das terras e foi responsável por 62,7% da produção de grãos do estado. É soja pra cá, soja pra lá, é soja pra todo lado lá pelas bandas do Tocantins.

Agora, para a próxima safra, a soja promete continuar reinando, com expectativa de ocupar mais de 1,4 milhão de hectares em 2023/2024.

Mas, meus amigos, nem só de soja vive a agricultura da região de Tocantins. O engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, nos conta que temos que ficar de olho em várias coisinhas, tipo o clima, o custo de produção (o milho segunda safra que se cuide), e nas safras lá do Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, além dos preços das commodities e dos estoques gigantes espalhados pelo país.

E o tempo? Parece que as chuvas vão dar uma escasseada nos primeiros meses da safra, mas ainda assim, vai dar para a soja e o milho se virarem bem. No entanto, a janela de plantio vai exigir uma atençãozinha extra, porque pode afetar a hora crucial da vida das plantinhas.

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours