Preço do leite está derretendo mais rápido que o queijo na pizza

2 min read

A crise no setor lácteo parece não ter fim. Os produtores estão, em muitos casos, desesperados com as recorrentes quedas no preço do produto. Não demora muito para assistirmos cenas de protestos, com litros de leite sendo jogados em praça pública.

Se não agir mais rápido, o governo não poderá chorar o leite derramado … com uma crise ainda maior, fomentada pelo abandono de muitos produtores da atividade.

Segundo o Cepea, o preço médio do leite cru captado por laticínios em agosto registrou uma queda mensal consecutiva, recuando 6,8% frente a julho e passando para R$ 2,25/litro.

Em queda livre… Esse valor é 29,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais. Como resultado, o preço do leite acumula queda real de 13,6% desde o início deste ano.

De quem é a culpa? Ou você faz isso? O aumento da disponibilidade interna de lácteos é o que explica a continuação do movimento de desvalorização do leite ao produtor em agosto. A maior oferta, por sua vez, deve-se ao aumento da captação, às vezes ainda elevadas e ao consumo muito sensível ao preço.

Com informações do Cepea

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours