Xô Brucelose! SP está em período de vacinação

2 min read

Ei, pessoal do Estado de São Paulo, temos uma notícia quente para vocês! A vacinação contra a Brucelose já está rolando. Os pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para atualizarem a carteirinha de vacinação de suas vacas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses contra a doença.

A declaração da vacinação tem data limite, e vai até o dia 07 de dezembro. Então, pecuaristas, fiquem atentos e não percam a data! Registrem suas vaquinhas no Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

A Brucelose bovina é uma doença que causa o aborto no terço final da gestação, e quando uma fêmea é contaminada, é preciso notificar obrigatoriamente o Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA) e também a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

E um dos pontos mais importantes! A Brucelose também causa prejuízos econômicos e sociais à propriedade. A produção de carne e leite diminui, o tempo entre os partos aumentam e a taxa de natalidade fica lá embaixo. Ninguém quer isso na sua propriedade, né? Então, bora vacinar essas vaquinhas.

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours