MUUUito quente! Como amenizar a onda de calor no rebanho bovino

2 min read

Até as vacas estão suando mais que político em época de eleição. A onda de calor está castigando tanto que daqui a pouco as vacas vão fazer greve de leite. E o motivo não falta, é calor demais, é preço de menos; coitadinhas mimosas. 

Mas calma, pessoal, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Adriano de Souza Guimarães, apresenta dicas quentes (rsrs) para dar aquele alívio aos bovinos nesses tempos de forno a lenha.

Primeira dica: água. Os bichinhos precisam de água em quantidade e qualidade. As vaquinhas maiores são tipo uns camelos, bebem mais água porque mandam ver na comida. Já os tourinos também entram na disputa pelo posto de mais beberrões. E para as vacas lactantes, a parada é séria, afinal, fazer leite consome muita água.

E chega de fazer os bichos de maratonistas atrás de água. Tem que colocar uns bebedouros estratégicos por aí, nas salas de espera, na saída da sala de ordenha, até no corredor! E não esquece de caprichar na limpeza, que bebedouro sujo ninguém merece.

E como diz o ditado: em time que está ganhando, não se mexe. Então, protege o rebanho do sol, seja com sombra de árvores ou com sombrites. Se quiser dar aquele up, rola até um ventilador e um chuveirinho para refrescar o ambiente. E para variar a dieta, que tal fracionar a comida ao longo do dia?

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours