Planta malvada! Maria-mole não é mole não

2 min read

Alerta vermelho na bovinocultura do RS! A planta maria-mole, também conhecida como Senecio, está tramando contra os bovinos. Essas plantinhas malvadas causam estragos sérios, levando à morte de até 42 mil cabeças por ano no Rio Grande do Sul. É difícil até de acreditar, não é mesmo?

Dona Maria tá fora de controle. Conforme uma pesquisa do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF) sobre emergência e infestação da planta, em Eldorado do Sul (RS) as vaquinhas estão se deliciando com a espécie Senecio madagascariensis, como se fosse um buffet. Mas, mal sabem elas que isso pode dar mais do que uma dor de barriga. É, meu amigos, a dona Maria não é mole não. Ou é?

E tem mais: essa planta sinistra é a maior vilã da bovinocultura, superando até a Tristeza Parasitária Bovina! (sim, vaca e boi também ficam tristes. Ok, estamos brincando). No outono/inverno, quando as vaquinhas estão entediadas e famintas, elas se jogam nessas plantas tóxicas. 

Essa mesma pesquisa realizada em Eldorado do Sul também será feita em Guaíba no ano que vem, afinal de contas, essa plantinha malvada da rolê por todo o estado.

Veja mais

Agro Ok

+ There are no comments

Add yours